🧩 Mito: Não fazem contato ocular
💜Verdade: No geral, o contato ocular é algo que requer mais intimidade, ou pelo menos uma situação de maior conforto para o autista. Porém, como sempre falo, cada indivíduo é único, alguns terão contato ocular normal, sustentado, e alguns terão olhar um pouco mais intenso, pelo esforço em mantê-lo.
🧩Mito: Não tem empatia
💜Verdade: Esse é um equívoco muito comum, e não poderia estar mais errado. Pacientes com TEA leve, de quem usualmente podemos ouvir melhor relatos de suas vivências, referem uma capacidade de sentir emoções quiçá maior do que a de indivíduos típicos, e por isso, talvez, tenham uma tendência ao interesse pelas artes.
🧩 Mitos: Não se interessam em fazer amigos, e Não tem nenhuma habilidade social
💜Verdade: O que ocorre é que eles tem, inclusive como critério para o diagnóstico de TEA, algum nível de inabilidade social, porém, pode ser de leve (quase imperceptível para alguns, caso já estejam muito treinados a mascarar essa dificuldade) a muito severa, o que os leva a ter dificuldade em saber como iniciar o contato com outras pessoas, mas o desejo está lá.
🧩Mitos: São “gênios”/superdotados ou Tem Deficiência Intelectual (DI)
💜Verdade: O nível de inteligência não é um critério diagnóstico para o autismo, e não estão diretamente relacionados. São condições heterogêneas, com causas variáveis, decorrentes de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais.
Individualmente, a DI afeta 1-3% da população e o TEA, 1 em cada 44 crianças. Cerca de 40% das pessoas com autismo tem DI.
Com relação às Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), a prevalência é incerta, estima-se que seja em torno de 5% da população geral, ainda subdiagnosticada. Quando há o diagnóstico conjunto de AH/SD e TEA, chamamos de Dupla Excepcionalidade.
Apenas VERDADES:
💜Vacinas NÃO causam autismo. Inúmeros estudos sérios já analisaram essa questão após um artigo fraudulento ter sido publicado sobre o tema em 1998, já refutado diversas vezes, infelizmente ficou o boato.
💜Não existem exames para o diagnóstico do TEA, que é clínico, através de critérios bem estabelecidos pelo DSM-V.
💜Cada indivíduo com autismo é único.