Compartilhe nas rede sociais

Quais são as causas do autismo?

O Transtorno do Espectro do Autismo tem bases genéticas (mais bem consolidadas) e ambientais. Aprendemos isso há aproximadamente 30 anos, com a análise dos genes de gêmeos idênticos e não idênticos.
O que ainda está em estudo é exatamente quais são todos os genes envolvidos no processo, como eles interagem com o ambiente e como eles causam o autismo dentro do útero.

Também sabemos que está associado a diversas síndromes genéticas, como a Síndrome do X-Frágil, Esclerose Tuberosa, Neurofibromatose tipo 1, Sindrome de Algelman, entre outras.
Como uma forma de demonstrar o caráter genético do espectro, veja a prevalência em irmãos na imagem abaixo:

Quando se fala em alterações ambientais, vale ressaltar que se refere ao ambiente intrauterino ao que o feto está exposto, pois sabemos que a criança já nasce com TEA.

Ademais, o cérebro no autismo apresenta uma arquitetura própria, mais imatura, desorganizada, com excessiva presença de células neuronais que se concentram de forma desproporcional e anormal em várias áreas cerebrais e um funcionamento mais hiperexcitado, com conexões alteradas. Estas alterações se encontram especialmente nas áreas relacionadas às áreas da linguagem, empatia, função executiva, motora e sensorial. A sintomatologia varia de acordo com as áreas mais afetadas correlacionadas ao transtorno.

Referências:

-Lai MC, Lombardo MV, Baron-Cohen S. Autism. Lancet. 2014.
-Mazina V et al. Epigenetics of autism-related impairment: copy number variation and maternal infection. J Dev Behav Pediatr. 2015.
-Ng M et al, Environmental factors associated with autism spectrum disorder: a scoping review for the years 2003-2013. Health Promot Chronic Dis Prev Can. 2017.
-Sandin S et al. The familial risk of autism. JAMA. 2014.

Leia também

Telas: impacto no desenvolvimento infantil

Não adianta negar, hoje vivemos num mundo cercado por elas, as famigeradas telas. Se já não é possível negar a sua existência, mais difícil ainda é saber balancear o seu uso, entender o que é saudável e o que se torna excessivo; sem cair na armadilha de dizer que todo tempo é ruim, o que […]

O que fazer durante a crise epiléptica?

1️⃣ Tente ficar calmo.2️⃣ Consulte o relógio para determinar o momento de início da crise, e poder informar posteriormente a duração.3️⃣ Vire a criança de lado, para evitar engasgos com saliva ou com eventuais vômitos.4️⃣ Afaste a criança de perigos potenciais, como fogão, móveis, escadas ou trânsito.5️⃣ Abra botões, zíperes, deixe a criança confortável.6️⃣ Se […]

TEA: mitos e verdades

🧩 Mito: Não fazem contato ocular💜Verdade: No geral, o contato ocular é algo que requer mais intimidade, ou pelo menos uma situação de maior conforto para o autista. Porém, como sempre falo, cada indivíduo é único, alguns terão contato ocular normal, sustentado, e alguns terão olhar um pouco mais intenso, pelo esforço em mantê-lo. 🧩Mito: […]

Altas Habilidades e Superdotação / AHSD

Superdotação é uma característica inata do indivíduo; um potencial emocional/cognitivo muito acima da média que pode abranger uma ou mais áreas do conhecimento humano (intelectual, artístico, esportivo, social). Outros termos usados ​​para descrever superdotação incluem “talento excepcional” e “alta habilidade”. As crianças superdotadas geralmente têm altos graus de automotivação, curiosidade, perseverança e prazer em desenvolver […]

TDAH

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica de saúde mental, de base biológica, com manifestações comportamentais distintas na infância, adolescência e vida adulta. Cada um dos principais sintomas do TDAH tem seu próprio padrão e curso de desenvolvimento. Comportamentos hiperativos e impulsivos quase sempre ocorrem juntos em crianças pequenas. O subtipo […]