Compartilhe nas rede sociais

TDAH

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica de saúde mental, de base biológica, com manifestações comportamentais distintas na infância, adolescência e vida adulta.

Cada um dos principais sintomas do TDAH tem seu próprio padrão e curso de desenvolvimento.

Comportamentos hiperativos e impulsivos quase sempre ocorrem juntos em crianças pequenas. O subtipo predominantemente hiperativo-impulsivo de TDAH é caracterizado pela incapacidade de ficar parado ou inibir o comportamento.

São observados, geralmente, quando a criança atinge os 4 anos de idade e aumentam durante os próximos três a quatro anos, atingindo o pico de gravidade quando a criança tem 7-8a de idade. Após, começam a diminuir; na adolescência, eles podem ser pouco discerníveis para os observadores, embora o adolescente possa se sentir inquieto ou incapaz de se acalmar.

Em contraste, os sintomas impulsivos geralmente persistem ao longo da vida. Os sintomas de impulsividade em adolescentes incluem uso de substâncias, comportamento sexual de risco e direção/condução de veículos prejudicada.

O subtipo predominantemente desatento de TDAH é caracterizado pela capacidade reduzida de focar a atenção e velocidade reduzida de processamento cognitivo e resposta. As crianças com o subtipo desatento geralmente são descritas como tendo um ritmo cognitivo lento e frequentemente parecem estar sonhando acordadas ou “off-task”, fazendo atividades diferentes das tarefas que lhe foram solicitadas.

Eles geralmente não são aparentes até que a criança tenha 8-9a de idade. Semelhante ao padrão de impulsividade, os sintomas de desatenção geralmente são um problema ao longo da vida. Em adolescentes, sintomas de desatenção podem resultar em dificuldade acadêmica.

As intervenções podem ter um poderoso e impacto positivo porque a gravidade dos sintomas e comorbidades são muito sensíveis a variáveis ​​ambientais. Alternativamente, a natureza refratária da sintomatologia do TDAH torna provável que esses pacientes continuarão a vivenciar pelo menos alguma dificuldade em sua vida acadêmica e desafios sociais.

Referências:

– Barkley, R. A. (2018). Attention-deficit hyperactivity disorder: A handbook for diagnosis anthdtreatment ( ed). New York, NY: Guilford Press.

– Sibley, M. H. et al, (2012). Diagnosing ADHD in adolescence. Journal of Consulting and Clinical Psychology.

– Weiler MD, Bernstein JH, Bellinger DC, Waber DP, (2000). Processing speed in children with attention deficit/hyperactivity disorder, inattentive type. Child Neuropsychol.

– Fabiano, G. A., et al (2009). A meta-analysis of behavioral treatments for attention-deficit/hyperactivity disorder. Clinical Psychology Review.

Leia também

Telas: impacto no desenvolvimento infantil

Não adianta negar, hoje vivemos num mundo cercado por elas, as famigeradas telas. Se já não é possível negar a sua existência, mais difícil ainda é saber balancear o seu uso, entender o que é saudável e o que se torna excessivo; sem cair na armadilha de dizer que todo tempo é ruim, o que […]

O que fazer durante a crise epiléptica?

1️⃣ Tente ficar calmo.2️⃣ Consulte o relógio para determinar o momento de início da crise, e poder informar posteriormente a duração.3️⃣ Vire a criança de lado, para evitar engasgos com saliva ou com eventuais vômitos.4️⃣ Afaste a criança de perigos potenciais, como fogão, móveis, escadas ou trânsito.5️⃣ Abra botões, zíperes, deixe a criança confortável.6️⃣ Se […]

TEA: mitos e verdades

🧩 Mito: Não fazem contato ocular💜Verdade: No geral, o contato ocular é algo que requer mais intimidade, ou pelo menos uma situação de maior conforto para o autista. Porém, como sempre falo, cada indivíduo é único, alguns terão contato ocular normal, sustentado, e alguns terão olhar um pouco mais intenso, pelo esforço em mantê-lo. 🧩Mito: […]

Altas Habilidades e Superdotação / AHSD

Superdotação é uma característica inata do indivíduo; um potencial emocional/cognitivo muito acima da média que pode abranger uma ou mais áreas do conhecimento humano (intelectual, artístico, esportivo, social). Outros termos usados ​​para descrever superdotação incluem “talento excepcional” e “alta habilidade”. As crianças superdotadas geralmente têm altos graus de automotivação, curiosidade, perseverança e prazer em desenvolver […]

Quais são as causas do autismo?

O Transtorno do Espectro do Autismo tem bases genéticas (mais bem consolidadas) e ambientais. Aprendemos isso há aproximadamente 30 anos, com a análise dos genes de gêmeos idênticos e não idênticos.O que ainda está em estudo é exatamente quais são todos os genes envolvidos no processo, como eles interagem com o ambiente e como eles […]

Depoimentos

Maria ZenildeMaria Zenilde
16:47 17 Apr 24
Tereza JessicaTereza Jessica
18:53 16 Apr 24
A melhor médica.
Raquel CavalcanteRaquel Cavalcante
14:54 14 Apr 24
❤️ Dr.Joana Torres Neuroped ,uma pessoa excelente, exemplo de esforço e dedicação, sinônimo de competência, formada em Neurologista infantil e pós-graduada. Que Deus o abençoe sempre mais 😙😘
Maria SaleteMaria Salete
22:22 12 Apr 24
Trabalho maravilhoso.
Tereza BizerraTereza Bizerra
14:34 12 Apr 24
Neuroped maravilhosa, competente, extremamente responsável, atenta a todos os detalhes. 😍
Dr. Joana é sinônimo de competência. Entrego de olhos fechados, pois sei que a profissional mais capacitada da região e na área. Carrega no sangue o dom de cuidar e de ser colo pra um momento difícil.
Iolanda TorresIolanda Torres
13:42 12 Apr 24
Super competente e comprometida com seus pacientes e familiares
Sinara MenesesSinara Meneses
19:15 28 Mar 24
Dra Joana é maravilhosa! Profissional competente e muito humana. Indico sem medo.
js_loader
(c) Todos direitos reservados - Desenvolvido por QRNO