Compartilhe nas rede sociais

O Espectro como realmente é

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa uma desordem do neurodesenvolvimento de base biológica complexa, com fatores patogênicos ainda não amplamente compreendidos, e que representa um amplo continuum de déficits persistentes na comunicação social e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, como bem definido pela quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).

Aqui explico um pouquinho o famoso “espectro”, cada uma dessas cores representando uma característica mais ou menos afetada no paciente em questão (por isso a seta), o que só mostra o quão complexo e único é o paciente com TEA.

É possível, por exemplo, um paciente estar severamente acometido em seu processamento sensorial e apenas levemente em seus movimentos repetitivos e estereotipados e ter impacto moderado em sua comunicação não-verbal.

Por isso, repito sempre: se você conhece um autista, você conhece UM autista.

Leia também

Telas: impacto no desenvolvimento infantil

Não adianta negar, hoje vivemos num mundo cercado por elas, as famigeradas telas. Se já não é possível negar a sua existência, mais difícil ainda é saber balancear o seu uso, entender o que é saudável e o que se torna excessivo; sem cair na armadilha de dizer que todo tempo é ruim, o que […]

O que fazer durante a crise epiléptica?

1️⃣ Tente ficar calmo.2️⃣ Consulte o relógio para determinar o momento de início da crise, e poder informar posteriormente a duração.3️⃣ Vire a criança de lado, para evitar engasgos com saliva ou com eventuais vômitos.4️⃣ Afaste a criança de perigos potenciais, como fogão, móveis, escadas ou trânsito.5️⃣ Abra botões, zíperes, deixe a criança confortável.6️⃣ Se […]

TEA: mitos e verdades

🧩 Mito: Não fazem contato ocular💜Verdade: No geral, o contato ocular é algo que requer mais intimidade, ou pelo menos uma situação de maior conforto para o autista. Porém, como sempre falo, cada indivíduo é único, alguns terão contato ocular normal, sustentado, e alguns terão olhar um pouco mais intenso, pelo esforço em mantê-lo. 🧩Mito: […]

Altas Habilidades e Superdotação / AHSD

Superdotação é uma característica inata do indivíduo; um potencial emocional/cognitivo muito acima da média que pode abranger uma ou mais áreas do conhecimento humano (intelectual, artístico, esportivo, social). Outros termos usados ​​para descrever superdotação incluem “talento excepcional” e “alta habilidade”. As crianças superdotadas geralmente têm altos graus de automotivação, curiosidade, perseverança e prazer em desenvolver […]

TDAH

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica de saúde mental, de base biológica, com manifestações comportamentais distintas na infância, adolescência e vida adulta. Cada um dos principais sintomas do TDAH tem seu próprio padrão e curso de desenvolvimento. Comportamentos hiperativos e impulsivos quase sempre ocorrem juntos em crianças pequenas. O subtipo […]