O primeiro passo é marcar uma consulta para que eu possa avaliar seu caso!
Marcar uma consulta médica é um passo importante em busca de uma vida melhor para o seu filho. Ela é recheada de expectativas. O profissional é escolhido com cuidado, tem que ser de confiança, e acessível a responder todas as dúvidas, que são muitas, principalmente nesse momento inicial.
Na primeira consulta comigo, além de abordarmos as queixas específicas que trouxeram aquela família à consulta, é realizada uma conversa com os pais acerca dos antecedentes pré-natais e patológicos pessoais da criança até a data atual, assim como sobre os antecedentes familiares.
O paciente fica livre para brincar à vontade, enquanto escuto atentamente o relato dos pais. É nesse momento que tenho a oportunidade de observá-lo de forma mais natural, mimetizando o seu ambiente habitual, com a finalidade de analisar o seu comportamento cotidiano.
O exame neurológico é feito por mim de forma direta e principalmente indireta. Então eu entro mesmo no mundo da criança, brincamos juntos, e é nesse momento, durante a brincadeira, que é possível observar sua força motora, coordenação, sensibilidade e nervos cranianos, de tal modo que o paciente não percebe que está sendo examinado na maioria das vezes. Também é possível analisar sua interação social, seu jeito de brincar, sua capacidade de lidar com mudanças, entre outros aspectos sociopsicoemocionais. É dessa maneira, através da brincadeira, que consigo não apenas o melhor vínculo, como a avaliação mais fidedigna do meu paciente.