Compartilhe nas rede sociais

Autismo em Meninas

O Transtorno do Espectro Autista é diagnosticado 3 a 4 vezes mais em meninos do que em meninas. Se o QI do paciente for baixo, a proporção cai bastante, para 2:1. Isso nos faz pensar…

Estariam as meninas, especialmente as que se encontram na ponta mais ~leve~ do espectro, com QI normal, “flying under the radar”, ou seja, passando despercebidas e não recebendo o seu diagnóstico?

É provável que sim.

Meninos e meninas são diferentes, seja por um efeito biológico ou por construção social. Fato é que as demandas sociais diferem muito. Espera-se que o menino participe de brincadeiras de queda, dar cambalhota, com grupos grandes e estáveis, em jogos competitivos. Das meninas, espera-se que estejam em pequenos grupos, conversando, além de serem ensinadas desde muito cedo sobre qual comportamento devem ter em sociedade.

Meninos com TEA leve (nível 1 de suporte) costumam ser mais ativos e externamente atípicos, com interesses mais atípicos, gerando uma mais fácil identificação.
Há estudos comprovando que meninas com TEA leve até relatam seus interesses aos professores, porém eles reportam menos os seus sintomas, devido a um viés diagnóstico, que é compartilhado por vários profissionais-chave na vida da criança (professores, médicos, psicólogos etc), mantendo estereótipos de gênero de que o TEA é um transtorno de meninos, diminuindo assim sua sensibilidade aos sintomas autistas quando ocorrem em meninas.

Quando possuem cognição adequada: o menino com TEA tem mais comportamentos disruptivos e interesses menos usuais, em comparação com a menina com TEA, que costuma ter sintomas internalizantes maiores (ansiedade, depressão), e interesses fortes, porém compatíveis com os pares.

As próprias ferramentas atualmente utilizadas para diagnóstico, sejam as escalas, ou o exame mental do autismo, foram baseadas em dados de meninos.

Hoje advoga-se que as meninas se utilizam de uma ferramenta de camuflagem: teoria da Camuflagem, e há até uma ferramenta (CAT-Q), questionário para diagnóstico de camuflagem de traços autistas, atualmente validado apenas em inglês.

A capacidade de “camuflar” dificuldades em situações sociais é considerada uma das principais características do fenótipo feminino do TEA leve.

A imitação social, de gestos, expressões, voz de um personagem, permite algum nível de sucesso e enfrentamento, porém gera altos níveis de estresse, ansiedade e exaustão. Por isso, existe a necessidade de diagnóstico precoce, terapias de reabilitação e acompanhamento adequado.

Leia também

Telas: impacto no desenvolvimento infantil

Não adianta negar, hoje vivemos num mundo cercado por elas, as famigeradas telas. Se já não é possível negar a sua existência, mais difícil ainda é saber balancear o seu uso, entender o que é saudável e o que se torna excessivo; sem cair na armadilha de dizer que todo tempo é ruim, o que […]

O que fazer durante a crise epiléptica?

1️⃣ Tente ficar calmo.2️⃣ Consulte o relógio para determinar o momento de início da crise, e poder informar posteriormente a duração.3️⃣ Vire a criança de lado, para evitar engasgos com saliva ou com eventuais vômitos.4️⃣ Afaste a criança de perigos potenciais, como fogão, móveis, escadas ou trânsito.5️⃣ Abra botões, zíperes, deixe a criança confortável.6️⃣ Se […]

TEA: mitos e verdades

🧩 Mito: Não fazem contato ocular💜Verdade: No geral, o contato ocular é algo que requer mais intimidade, ou pelo menos uma situação de maior conforto para o autista. Porém, como sempre falo, cada indivíduo é único, alguns terão contato ocular normal, sustentado, e alguns terão olhar um pouco mais intenso, pelo esforço em mantê-lo. 🧩Mito: […]

Altas Habilidades e Superdotação / AHSD

Superdotação é uma característica inata do indivíduo; um potencial emocional/cognitivo muito acima da média que pode abranger uma ou mais áreas do conhecimento humano (intelectual, artístico, esportivo, social). Outros termos usados ​​para descrever superdotação incluem “talento excepcional” e “alta habilidade”. As crianças superdotadas geralmente têm altos graus de automotivação, curiosidade, perseverança e prazer em desenvolver […]

TDAH

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição crônica de saúde mental, de base biológica, com manifestações comportamentais distintas na infância, adolescência e vida adulta. Cada um dos principais sintomas do TDAH tem seu próprio padrão e curso de desenvolvimento. Comportamentos hiperativos e impulsivos quase sempre ocorrem juntos em crianças pequenas. O subtipo […]

Depoimentos

Maria ZenildeMaria Zenilde
16:47 17 Apr 24
Tereza JessicaTereza Jessica
18:53 16 Apr 24
A melhor médica.
Raquel CavalcanteRaquel Cavalcante
14:54 14 Apr 24
❤️ Dr.Joana Torres Neuroped ,uma pessoa excelente, exemplo de esforço e dedicação, sinônimo de competência, formada em Neurologista infantil e pós-graduada. Que Deus o abençoe sempre mais 😙😘
Maria SaleteMaria Salete
22:22 12 Apr 24
Trabalho maravilhoso.
Tereza BizerraTereza Bizerra
14:34 12 Apr 24
Neuroped maravilhosa, competente, extremamente responsável, atenta a todos os detalhes. 😍
Dr. Joana é sinônimo de competência. Entrego de olhos fechados, pois sei que a profissional mais capacitada da região e na área. Carrega no sangue o dom de cuidar e de ser colo pra um momento difícil.
Iolanda TorresIolanda Torres
13:42 12 Apr 24
Super competente e comprometida com seus pacientes e familiares
Sinara MenesesSinara Meneses
19:15 28 Mar 24
Dra Joana é maravilhosa! Profissional competente e muito humana. Indico sem medo.
js_loader
(c) Todos direitos reservados - Desenvolvido por QRNO